10 nós que você precisa saber: “01 – Nó de porco”


Na bioconstrução e na vida prática, os nós representam um conhecimento indispensável para algumas tarefas. Seja para amarrações entre elementos temporários como escoras, andaimes, roldanas ou para estruturas fixas como varas de bambu ou tirantes tensionados, saber o nó certo na hora certa pode poupar tempo e dinheiro na obra.


Inaugurando a nossa lista, o Nó de Barqueiro, também conhecido por Nó de Porco, Nó de Ajuste ou, em marinharia, por Volta de Fiel é muito util para fixar qualquer parte de um elemento roliço, como uma vara ou pilar. Existem duas formas fáceis de fazer e aplicar este nó:

Aplicação do nó em torno da vara, como se pode ver na imagem seguinte:


Aplicação do nó na ponta de uma vara, preparando o nó fora da mesma, como se pode ver na imagem seguinte:

O nó de porco é um dos mais usados, sobretudo pela facilidade de execução e por ser fácil de desfazer mais tarde, para além da sua funcionalidade. É contra-indicado em casos em que a ponta fixa não tenha tração exercida sobre ela permanentemente, devendo nesse caso ser rematado. Nesse caso, o nó deve ser sempre verificado, pois com demasiados movimentos pode desfazer-se. Nesses casos, faça uma finalização no nó de porco com outro nó para garantir que ele não se desfaça.


Fonte: Pioneirismo

Comments

comments